quarta-feira, 15 de junho de 2022

Caminhos para a Poesia - Projeto de Trabalho desenvolvido

CAMINHOS PARA A POESIA
PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS: 
 1 - IDENTIFICAÇÃO: MARIA ANGÉLICA BERNARDES DOS SANTOS (Biláh Bernardes ou Bilá Bernardes) 
CPF: 599841206-00 PSICOPEDAGOGA pelo CEPEMG (Belo Horizonte) e E.PSI.B.A (Buenos Aires). Professora alfabetizadora, aposentada pela Prefeitura de Belo Horizonte e Psicopedagoga Clínica. 

 Atua como poeta e performance, tendo participado em apresentações 
no FLI BH de 2016; 
nos Centros Culturais da prefeitura de Belo Horizonte; 
no Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves – RS; 
colaborou na organização e realização do Belô Poético, em BH, por oito anos; 
participou do Encontro de Poetas Del Mundo “Tras la huellas del Poeta”, no Chile; 
coordenou mensalmente, a Feira de Poesia no Centro Cultural Padre Eustáquio, em BH, durante o ano de 2016. 

Como performe integrou alguns grupos de teatro tendo se apresentado no Palácio das Artes, no Centro Cultural Lagoa do Nado e C.C. Salgado Filho e no espaço do Vil’Arte, em Belo Horizonte. 

Como professora, alfabetizou crianças, adolescentes e EJA. Currículo e bibliografia em anexo. 

Como poeta publicou participações em vários coletivos; também os livros: FotoGrafias de Descasamento (2008), AI 5 (2016), SAMonte de Minhas Lembranças ( 2018 ), Desvelamento (2019), Sentimento Dividido (2021) 

Blogs:     https://poetisabilabernardes.blogspot.com/ 
               https://psicopedagogiaempoesia.blogspot.com/
               http://projetospedagog.blogspot.com/

 Oficina de Trabalho com Poemas: Caminhos Para a Poesia 

Área Temática: Poemas de escritores vivos 
Carga horária: A combinar com a escola Público Alvo: EJA e Adolescentes 

Período: a combinar

Local: Escolas com classes de adolescentes e adultos  

2. DESCRIÇÃO E HISTÓRICO DA OFICINA 
 A oficina tem, por principal objeto, apresentação de poemas de autores da atualidade desmistificando o lugar comum de que autores estão muito distantes no tempo e no espaço. Também objetiva mostrar que todos podem escrever sobre seus sentimentos e conhecimentos. 

Surgiu logo após a aposentadoria da professora e psicopedagoga que trabalhou muito a literatura nas escolas públicas, palco de seu trabalho de alfabetização. Com a intenção de manter contato com os estudantes e tendo percebido que, para a maioria, os escritores e, principalmente poetas, nunca eram pessoas próximas, Maria Angélica decide reunir amigos poetas e levar seus poemas às escolas, em visitas mensais. Constatamos que esta certeza de distanciamento impedia que valorizassem os próprios escritos que ficavam às escondidas nas últimas páginas dos próprios cadernos. 

Foi interessante ouvir a espontaneidade dos alunos em falas como: “Os poemas são de vocês? Mas nem morreram ainda, nem moram longe!” De formas diversas, sempre expressavam esse pré-conceito em relação à longitude dos escritores. 

Nas primeiras apresentações levávamos os poemas impressos, em preto e branco, papel A4, comum. À medida que convivíamos com os alunos, decidimos transformar os poemas em algo mais impactante e mais colorido. Por isso, criamos formas mais criativas para levar os poemas que foram impressos em papel couché, com brilho e sobre imagens. Além dos poemas no tapete, era montado um varal com os poemas impressos no papel comum. 

 Os alunos, enquanto colaboravam na montagem do espaço (que acontecia no horário do lanche e recreação), eram informados de que ao final do sarau, poderiam recolher os poemasdo varal e levar para si. Por isso, esse era momento de ler e escolher que poema gostaria de recolher do varal. 

 3 - OBJETIVOS Estimular e orientar alunos de EJA, adolescente e pessoas da comunidade a produzirem e registrarem seus escritos, além de mostrarem o que, porventura já tivessem. 

 4 - METODOLOGIA • São apresentados, previamente, poemas espalhados sobre um tapete de TNT e cobertos com plástico transparente por onde os participantes caminharão. Os próprios alunos participarão da organização desse tapete. • Exposição de outros poemas em varais, poemas esses que poderão ser recolhidos ao final da oficina. 

 5 - RECURSOS 
 5.1 - Humanos: A poeta Biláh Bernardes mais dois poetas convidados, levando seus poemas e livros. Alunos e professores dos alunos (priorizando turnos da noite) 
 5.2 - Espaço físico • 01 sala equipada com mesa e cadeiras, além de espaço livre para estender o tapete com 10m de comprimento por 0,75m de largura, ou espaço no pátio. Varal estendido próximo às paredes. 
 5.3 - Materiais • 6m de TNT vermelho; • 6 m de plástico hospitalar transparente (1,50m de larg), cortado ao meio no sentido do comprimento (0,75m de larg.); • 2 Fitas adesivas largas para prender o plástico no chão; • Lápis (ou canetas) e papel individual para os participantes • Serviços de cópias xerográficas, caso precise usar; • Livros e poemas de autores da cidade • Poemas para o tapete • Poemas para o varal 

6- AVALIAÇÃO • O evento será avaliado ao longo e ao final da programação por todos os participantes; coleta de produções dos alunos para serem digitados, impressos e entregues a eles para que possam distribuir entre eles, amigos e familiares. 8- CONTATO – DADOS DA OFICINEIRA: bilah.bernardes1950@gmail.com (31) 99128 7347 Modelos de formatação dos poemas: